terça-feira, 11 de novembro de 2008

Relatos de uma viagem a um glaciar

"Sometimes there's so much beauty in the world I feel like I can't take it, like my heart's going to cave in."
in American Beauty

[Lembrei-me algumas vezes desta frase hoje!]

Estamos em El Calafate. Um pouco acima de Ushuaia...

Ainda em Ushuaia, na última noite, jantámos num restaurante bem pequeno e bem agradável onde fomos atendidos por um personagem super engraçado que, entre outras coisas, nos disse que falar português era bem fácil! Era só falar pequenino: "cafésinho", "guardanapinho"... :)

Estivemos a fazer horas de conversa, num bar Irlandês, com um casal espanhol que encontramos por cá e partimos do fim do mundo às 5horas da manha.

Para sair de Ushuaia de carro temos que passar pelo Chile. O sistema é surreal, demorado e desprovido de qualquer sentido!
Sair do autocarro e carimbar o passaporte para sair da Argentina e [para quê ter as duas alfândegas juntas?!?! nada disso!] há que andar mais uns 20 km para entrar no Chile e novamente sair do autocarro para carimbar a entrada no Chile...
E vao mais umas horas e... nova alfândega... Sair do autocarro para sair do Chile... Entrar no autocarro... Mais uns 10 min de autocarro e... Sair para carimbar o passaporte e entrar na Argentina!!!

Ah! Tudo isto e, ainda por cima, nao podemos entrar no Chile com fruta ou queijos ou carnes frescas ou... sei lá o quê!!! Toca a oferecer toda a fruta e queijo que tinhamos comprado propositadamente para a viagem há umas horas atrás!!!

Puff!

Kilometros e kilometros e kilometros intermináveis de paisagens sem nada ver... Apenas imensas planícies com mega montanhas atrás e de vez enquando lá se viam umas vaquinhas e umas ovelhas que pertenciam sabe-se lá a quem!

É incrível a quantidade de espaço "desaproveitado" que tem este país!

Chegamos a El Calafate à meia noite!!!

Hoje visitámos um dos locais mais incríveis que a natureza permite que exista: O Glaciar Perito Moreno!

Uma imensa [a perder de vista] faixa de gelo maciço com 80 metros de altura de um azul impressionante! Tudo isto rodeado de montanhas com cumes cobertos de neve, com sopés repletos de árvores fantásticamente verdes e pelo imenso Lago Argentino! É incrível a fusao de paisagens com as quais nos deparamos! É lindo! Absolutamente de tirar o fôlego! Se tudo isto nao for sufíciente para o fazer, o frio com certeza o consegue! :)

O Hostel onde estamos é muito agradável! Tem uma salinha central onde se almoça e janta sempre com uma musiquinha agradável e cheia de gente! Mega janela central com vista para o Largo Argentino!

Tudo aqui é imensamente grande! Resolvemos comprar uma viagem de aviao para diminuir as distâncias que se tornavam impossíveis de ultrapassar!

Amanha ainda dormimos aqui! Vamos alugar um carro para ir a El Chaten porque acabamos de saber que já nao teremos lugar na camioneta para o fazermos!

Dá vontade de partilhar isto com as pessoas aí "na terra" lol! É muito difícil transmitir tudo! Mesmo as fotos dificilmente serao fieis a tudo isto que se vê por cá!!!

As fotos... Terao de aguardar e contentarem-se com palavras já que o cabo para transferir as fotos para o pc ficou pousado em cima da prateleira dos cd's! :)

Voltaremos a dar notícias...