sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Relatos de uma viagem às montanhas

Pois é... Viagens dentro de viagens dentro da viagem! Cada um vai tendo as suas, dentro das que fazemos juntos, dentro da mäe viagem a este dispar país!

Lá fomos a El Chalten. Mais uma vez extensöes infinitas de terra inabitada e incultivada täo característica do sul do país.

Alugamos um carro, um Volkswagen Gol, uma pequena latinha de fósforos, e pusemos pés a caminho para alegria do Tó que finalmente conduziu em terra batida argentina.

Ao longe vimos um vulto na estrada... Era um Guanaco [um animal típico por estes lados que se assemelha a um lama] tranquilamente a atravessar!
Uns quantos kilometros mais e o carro à nossa frente pára. Desta vez três cavalos a atravessar a estrada que começam a galopar mal saem da estrada! Foi bonito...

O Lago Argentino é imenso! Parece que por onde quer que andemos o estamos a ver, sempre belo!

Mais uns quantos kilometros e começa a sentir-se tanto, tanto vento!! O carro, a nossa pequena caixa de fósforos, fugia e o vento entrava pelas janelas, mesmo fechadas! Tivemos de parar para sair do carro e confirmar... O vento era mesmo impressionante!!!
Aí, já se via, ao longe, outro mega glaciar.

Chegamos a El Chalten, uma cidade junto do Fitz Roy, uma cadeia de montanhas no Parque Nacional dos Glaciares.

A cidade parece existir para o turista ver... Muito bonitinha, parece uma pequena [bem pequena] cidade encantada mas dá ideia que se o Fitz Roy näo estivesse ali ela também näo estaria.

Ventaaaava... De loucos...

Perguntámos no posto de turismo qual a caminhada a fazer e optamos pela mais curta [duas horas para ir e duas horas para vir] a caminhar pelo Fitz Roy.
Foi bom mas apercebemo-nos que o que devíamos ter feito era pernoitar uma noite lá para aroveitarmos melhor as montanhas mas... Lá tivemos que voltar.
Também parecia que o tempo nos mandava embora já que mal chegámos ao miradouro de destino começou a chuviscar e foi aumentando de intensidade enquanto descíamos.
Quando chegámos à cidade ja chovia bem forte. Parecia uma cidade fantasma... Nem vivalma na rua.

O clima no sul é assim logo nos avisaram. Ora faz sol, ora no minuto seguinte chove, para logo depois fazer novamente sol! Nós temos tido uma sorte inacreditável com o tempo! Sempre que é importante, está bom tempo!

Lá voltamos para El Calafate, para a bela janela com vista para o Lago [cá está ele outra vez]. Vou ter saudades desta janela e deste lago.

Dormimos para acordar para uma viagem de aviäo, desta vez para destinos diferentes. A Dulce e o Tó rumaram directamente a Salta no Noroeste, eu e o Tiago rumámos a Buenos Aires para daí apanharmos um autocarro para as Cataratas de Iguazu [mais umas 18 horinhas, mais uma viagem] no Nordeste.

Despois de dormir a noite numa semi-cama, resolvi escrever o post!

Estávamos quase a chegar...